Deixamos o hotel em Paso de Los Libres – Corrientes – Argentina nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira e seguimos pela ruta nacional 14 sentido sul, tendo como destino do dia o Parque Nacional El Palmar.

Ruta Nacional 14 | Paso de Los Libres - Corrientes - Argentina | FredLee Na Estrada

De Paso de Los Libres em diante a ruta 14 é duplicada e a viagem passa a ser monótona devido a longas retas e baixo movimento.

Quando cruzamos a divisa entre Corrientes e Entre Ríos a Policia Caminera da província de Entre Ríos estava atacando os veículos em sua blitz rotineira. Ótima iniciativa, para verificar documentos, etc… mas poderiam solicitar para os motoristas estacionarem os veículos no acostamento ao invés de parar no meio da faixa de rolamento :/

Ruta Nacional 14 | Entre Ríos - Argentina | FredLee Na Estrada

Ficamos na fila alguns minutos até que chegou nossa vez. O policial apenas fez um gesto com as mãos indicando para seguir viagem.

Continuamos a rodar pela ruta 14 até que entramos em Chajarí para conhecer o Museo Regional Camila Quiroga.

Museo Regional Camila Quiroga em Chajarí – Entre Ríos – Argentina | FredLee Na Estrada

Museo Regional Camila Quiroga

Local: Adolfo Repetto, 1900 | Chajarí – Entre Ríos – Argentina
Telefone: +54 03756 493-000
E-mail: info@camilaquiroga.com.ar
Site: www.camilaquiroga.com.ar
Funcionamento: Segunda a sexta das 8h00 às 11h30 e das 14h30 às 18h00 | Sábado das 14h00 às 20h00
Ingresso: Gratuito
Tempo médio de visitação: 45 minutos

Camila Quiroga (Camila Josefa Ramona Passera) nasceu no dia 19 de março de 1893 na casa que atualmente abriga o museu. Foi uma atriz de teatro e cinema reconhecida internacionalmente.

O museu conta com 8 salas e um salão multiuso utilizado para palestras e eventos.

Além do acervo da renomada atriz argentina, o local abriga importantes peças que retratam a vinda dos primeiros imigrantes italianos à Chajarí, artigos jesuítas e demais elementos regionais.

Máquina de lavar roupas com sistema de aquecimento de água:

Outra máquina de lavar roupas, esta mais moderna:

Máquina utilizada para passar roupas (pensou que era uma máquina de fazer massa, né?):

Ferramentas agrícolas:

Antiga bicicleta e alguns elementos gaúchos:

A visita ao museu é guiada por uma simpática senhora que conta detalhadamente a história de cada objeto ali exposto.

Após absorver um pouco de cultura local deixamos o centro da cidade e paramos para uma foto em frente ao Complexo Termal de Chajarí.

Complexo Termal de Chajarí – Entre Ríos – Argentina | FredLee Na Estrada

De volta a ruta nacional 14. Pausa para abastecimento no posto Axion.

Posto Axion na Ruta Nacional 14 - Argentina | FredLee Na Estrada

Desde que passamos pela cidade de Gobernador Ingeniero Valentín Virasoro, em Corrientes, avistamos centenas de placas do estabelecimento Regionales Maria. Isso gerou uma certa expectativa e curiosidade para saber o que tem no local, assim que chegamos, paramos para conhecer.

Regionales Maria | Concórdia - Entre Ríos - Argentina | FredLee Na Estrada

Pensei que o Regionales Maria tivesse alguma relação com o Establecimiento Las Marías que visitamos ontem (clique aqui para relembrar) em Gobernador Ingeniero Valentín Virasoro, mas estava enganado, eles possuem apenas o nome Maria em comum.

Como o próprio nome sugere, o local dispõem de uma ampla variedade de produtos regionais, que vão desde mel, erva mate, queijo, salame, doces, artesanato, à… escabeche de yacaré!

Faltavam alguns minutos para o meio dia, mas o escabeche de yacaré não nos atraiu. Voltamos a rodar e decidimos entrar em Concódia – Entre Ríos.

Igreja em Concórdia - Entre Ríos - Argentina | FredLee Na Estrada

O calor estava insuportável e entramos no centro de Concórdia ao meio dia… por ser uma cidade grande (aproximadamente 140.000 habitantes), o trânsito estava um verdadeiro caos. Apenas estacionamos na frente desta igreja pra uma rápida foto e regressamos à ruta 14.

Já na ruta nacional 14, paramos no posto Axion para nos hidratar.

Posto Axion em Concórdia - Entre Ríos - Argentina | FredLee Na Estrada

No início da tarde passamos pela cidade de Ubajay, a última antes da entrada ao Parque Nacional El Palmar. A vila cidade tem cerca de 3.500 habitantes, a maioria das ruas é de terra e devido ao horário, o local parecia um vilarejo fantasma.

Não cruzamos com nenhuma pessoa pelas ruas, todos os estabelecimentos estavam cerrados, com isso nossa ideia de comprar água e comida para levar ao parque foi por água abaixo…

Museo de Ubajay - Entre Ríos - Argentina | FredLee Na Estrada

Com fome e sob um sol escaldante, fizemos apenas uma foto em frente ao museu da cidade, que também estava fechado, e rodamos até um dos principais atrativos da Expedição 2017: o Parque Nacional El Palmar.

O acesso ao parque fica às margens da ruta nacional 14, ali existe um centro de visitantes onde são vendidos os ingressos e repassadas as informações sobre o local.

Parque Nacional El Palmar

Local: Ruta nacional 14 – Km 198 | Ubajay – Entre Ríos – Argentina
Telefone: +54 03447 493-053
E-mail: elpalmar@apn.gov.ar
Site: www.parqueelpalmar.com.ar
Funcionamento: Todos os dias das 7h00 às 23h00
Ingresso: $ 250,00 residentes do Mercosul
Tempo médio de visitação: 2 dias

Assim que comprei a entrada a guia olhou para a moto e disse: “Tengo que avisarle que de aquí hasta el parque son 11km de camino arenoso, con algunos fragmentos de arena fofa”.

Bom, chegamos até aqui, não vamos desistir agora.

A maior parte dos 11 quilômetros está em bom estado, com pedras em meio a areia, mas alguns trechos com aproximadamente 500, 600 metros, são de areia fofa, sem nenhuma pedra e com alguns trilhos formados pelos veículos que passaram por ali.

Acabei não parando para fazer fotos durante o percurso, mas no retorno farei.

A Harley-Davidson Heritage Softail Classic rebolou, mas chegamos inteiros ao centro do Parque Nacional El Palmar, às margens do rio Uruguai.

Antes de qualquer coisa compramos os ingressos do camping e fomos armar a barraca.

Camping – Parque Nacional El Palmar

Local: Parque Nacional El Palmar | Ubajay – Entre Ríos – Argentina
Telefone: +54 03447 423-378
E-mail: info@campingelpalmar.com.ar
Site: www.campingelpalmar.com.ar
Funcionamento: Segunda a sexta das 8h00 às 22h00 | Sábado das 9h00 às 21h00 | Domingo das 12h00 às 21h00
Ingresso: $ 190,00

Camping Parque Nacional El Palmar | Ubajay - Entre Ríos - Argentina | FredLee Na Estrada

O camping oferece ótima estrutura! Com mais de 7 hectares, o local conta com banheiros limpos, chuveiros com água quente, eletricidade, churrasqueiras, mesas com bancos sob as árvores, vigilantes, internet wireless, além de uma lanchonete e restaurante.

Urraca común:

Urraca común no Parque Nacional El Palmar | Ubajay - Entre Ríos - Argentina | FredLee Na Estrada

Barraca armada, vamos comer… mas não antes de receber as boas vindas de um morador local.

Lagarto no Parque Nacional El Palmar | Ubajay - Entre Ríos - Argentina | FredLee Na Estrada

O lagarto veio de longe…

Lentamente deu uma volta pelo local onde armamos a barraca…

Confiscou a moto…

E a barraca.

Tudo certo. FredLee fazendo novas amizades.

Fomos então à lanchonete, pois a fome era grande.

Enquanto aguardávamos nosso lanche aproveitamos para fazer algumas fotos pelo local.

Eis que nossa hamburguesa chegou :)

E com ela os pássaros se aproximaram.

Tratamos de comer logo para evitar ter o sanduíche furtado.

O Parque Nacional El Palmar possui 8200 hectares e foi criado em 1966 com o objetivo de preservar uma área representativa de Palmeiras Yatay.

A paisagem predominante é a savana, mas devido as ondulações do terreno, a composição do solo e a disponibilidade de água, existem outros ambientes como a floresta e a selva, proporcionando a sobrevivência de uma ampla variedade de animais.

O Parque El Palmar é extremamente lindo, muito bem preservado e repleto de trilhas.

Rio Uruguai:

Lanchonete:

Restaurante:

Vários bancos estão espalhados ao longo do parque.

Escolhemos percorrer a trilha das Ruínas Históricas.

Área administrativa:

Início do sendero Calera del Palmar:

Toda a trilha é bem demarcada, limpa e repleta de placas indicando o histórico de cada local.

O silêncio é interrompido apenas pelos ruídos de animais e canto dos pássaros, em especial de papagaios e periquitos.

Na margem oposta do Rio Uruguai fica o… Uruguay!

FredLee em meio à selva argentina.

Índios, espanhóis, jesuítas e crioulos, todos passaram por este local.

Em determinado ponto da trilha avistamos montes de pedras que serviam como barricada e suporte para canhões.

O local escolhido para a colocação das cañoneras tem um motivo simples: estamos próximos de um dos pontos de menor profundidade do rio Uruguai nesta região, onde em determinadas épocas do ano é possível avistar bancos de areia em meio ao rio, o que facilita sua travessia.

FredLee e os periquitos nas árvores…

Majestoso rio Uruguay:

A placa nos informa que a 500 anos o local foi habitado por índios charrúas, depois chegaram os guaranis que foram introduzidos ao primeiro estabelecimento agrícola, pecuário e minerador da região, organizado pela ordem religiosa jesuíta Companhia de Jesus.

E agora FredLee: praia ou ruínas históricas?

Vamos a la playa!

Incrível como a areia é clara, fina e fofa.

Ok, vimos a praia, vamos retornar ao caminho até as ruínas históricas.

Assim que os jesuítas foram expulsos desta área, em 1767, chegaram os comerciantes e criadores de gado vindos da Espanha.

Neste período foram feitas algumas construções no local e uma delas é este forno de cal:

Seguimos pela trilha e mais ruínas vão surgindo em meio à mata.

No século XVIII toras de palmeiras formavam o teto destas construções que serviram como um grande depósito de couro e cal.

É muito provável que as construções mais antigas de Buenos Aires e Montevidéu tenham sido construídas com o cal proveniente deste local.

Estamos pisando em um… cemitério o.O

Pequena capela construída durante as missões jesuítas:

Após percorrer aproximadamente 1 quilômetro chegamos ao local onde ficava o centro da redução jesuíta.

Dali são poucos metros até outra praia.

Esta bem mais estruturada:

Após curtir o local por alguns minutos retornamos pela trilha até a área central do Parque El Palmar.

Restaurante:

Lojas de artesanato:

Lanchonete:

Além das inúmeras trilhas, no Parque El Palmar também é possível alugar bicicletas, fazer passeios à cavalo, passeios de canoa e avistar aves.

Regressando ao local de camping.

Após o banho aguardamos o pôr do sol.

E assim nos despedimos desta segunda-feira. Uma ótima forma de iniciar a semana, não é?

“La tierra no la heredamos de nuestros padres sino que la tomamos prestada de nuestros hijos.”

Trajeto percorrido no dia:

Trajeto entre Paso de Los Libres - Corrientes - Argentina ao Parque Nacional El Palmar - Ubajay - Entre Ríos - Agentina