Pancadas de chuva e fortes ventos atingiram El Soberbio – Misiones – Argentina durante a madrugada deste sábado e o dia amanheceu nublado com uma leve garoa.

Deixamos o hotel, abastecemos a moto e seguimos pelos 70km asfaltados da ruta provincial 2 até um dos principais destinos da Expedição 2017: El Palmar – Moconá: o Parque Provincial Moconá.

Parque Provincial Moconá

Local: El Soberbio – Misiones – Argentina
Telefone: +54 03755 495-206
E-mail: centrodeinformes@saltosdelmocona.tur.ar
Site: www.saltosdelmocona.tur.ar
Funcionamento: Todos os dias das 9h00 às 17h30
Ingresso: $ 30,00 residentes do Mercosul (Acesso ao parque) / $ 250,00 residentes do Mercosul (Passeio náutico)
Tempo médio de visitação: 2 horas

Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

O Parque Provincial Moconá conta com amplo estacionamento, restaurante, loja de artesanatos, sanitários e trilhas em meio à selva argentina, além de sua principal atração: o passeio náutico.

Assim que chegamos ao local fomos recepcionados por uma guia que nos repassou todas as informações e indicou os acessos às trilhas.

Optamos em percorrer o Sendero Chachi (Trilha do Xaxim) antes de visitar o Salto Moconá.

Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

A trilha, bem demarcada e de nível fácil, possui 1.800 metros de extensão e serpenteia por entre a mata.

Poucos metros após iniciar a trilha passamos a ouvir apenas o som das árvores, dos pássaros e do gigante Salto Moconá.

Após percorrer pouco mais da metade da trilha chegamos a um mirante.

Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

Dele avistamos o rio Uruguai e parte do Parque Estadual do Turvo, no lado brasileiro.

Finalizamos a trilha, compramos o ingresso para o passeio náutico e subimos na Harley-Davidson Heritage Softail Classic para percorrer 2km de estrada de calçamento que liga o centro de visitantes ao local de embarque para o passeio de barco.

Quando chegamos ao local de embarque o som dos Saltos del Moconá prevalecia, e o FredLee desistiu de participar da aventura… daqui pra frente segui solito e bem tranquilo.

Saltos del Moconá - Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

Com o colete salva vidas devidamente colocado, agora sim seguro (ou não):

Há dois anos, durante a Expedição 2015: Missões – Yucumã, tivemos o prazer de conhecer os Saltos del Moconá (Salto do Yucumã, no Brasil) pelo lado brasileiro.

Agora chegou o momento de sentir a emoção de navegar pelas águas do rio Uruguai ao lado da maior queda d’água longitudinal do mundo. São aproximadamente 1.800 metros de extensão!

Saltos del Moconá - Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

O barco parte em direção norte cercado por dois paredões de pedra, ao nosso lado direito o Brasil e do lado esquerdo a Argentina, onde, aos poucos o escuro das rochas vai sendo tomado pelo branco de pequenas quedas d’água.

Até que as diversas quedas d’água acabam se unindo, formando um verdadeiro paredão de água.

Sentimento incrível!

Saltos del Moconá - Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

Moconá na língua dos índios guaranis significa “El que todo lo traga” (Aquele que tudo engole), e não é difícil entender o motivo dos Saltos levarem este nome.

Conforme avançamos pelas águas do poderoso rio Uruguai os dois paredões de pedra vão ficando cada vez mais próximos, aumentando a profundidade do rio e também sua correnteza.

Segundo os guias hoje é um dos melhores dias dos últimos anos para se avistar o salto, devido ao baixo nível do rio Uruguai, o que deixa o salto maior.

Saltos del Moconá - Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

Após percorrer cerca de 600 metros o piloteiro “estaciona” o barco em uma entrada entre as rochas no lado argentino.

Ali ele leva o barco para baixo da cachoeira e todos os tripulantes são banhados pelas águas do rio Uruguay.

Segundo o piloteiro estamos em um local onde a profundidade ultrapassa os 100 metros e dali em diante a distância entre os paredões de pedra fica visivelmente menor, ao contrário da correnteza, que aumenta e forma ondas grandes.

Saltos del Moconá - Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

Repentinamente o condutor do barco volta a ligar o motor em sua potência máxima e arranca em direção ao início da fenda que origina o Salto Moconá.

O passeio atinge seu auge!

O barco bate contra as altas ondas e muitas vezes dá a impressão de bater em alguma pedra, pelo forte impacto.

Saltos del Moconá - Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

Poderoso, imponente, lindo! Faltam palavras para descrever tamanha emoção ali vivenciada.

Aos poucos o barco vai retornando “de ré” sentido sul, até o local onde havia feito a primeira parada, para então conseguir fazer a volta.

Pessoas apreciando o Salto do Yucumã pelo lado brasileiro:

Saltos del Moconá - Parque Provincial Moconá | FredLee Na Estrada

O passeio tem uma duração aproximada de 20 minutos, a sensação é que esses minutos passam voando, mas a imagem e o som ali presenciados permanecerão eternamente em nossas mentes.

Conforme o barco se aproximava do local de desembarque uma pequena chuva começava a cair.

E como se fosse cronometrado, assim que o barco parou para o desembarque, um verdadeiro temporal atingiu o local. Assim nos despedimos dos Saltos del Moconá, uma das maravilhas da natureza.

Vídeo do passeio de barco:

Subimos na moto e retornamos pela ruta provincial 2, a qual conta com vários mirantes. Diferente da ida, agora paramos em todos para apreciar o visual, mesmo com chuva.

Vista do mirante:

Rio Pepirí Guazú:

Ruta provincial 2:

Parada em mais um mirador (mirante) às margens da ruta 2:

O Parque Provincial Moconá está dentro da Reserva de la Biosfera Yabotí (tartaruga em guarani) e ocupa cerca de 253.773 hectares.

Rio Uruguai aos fundos:

Ruta Provincial 2 - El Soberbio - Misiones - Argentina | FredLee Na Estrada

Com tierra roja por toda a moto e com a chuva dando uma trégua chegamos em El Soberbio, onde fizemos uma  pausa para abastecimento.

Posto YPF - El Soberbio - Misiones - Argentina | FredLee Na Estrada

Moto abastecida, vamos rodar mais um pouco pela ruta provincial 2.

Ruta Provincial 2 - Misiones - Argentina | FredLee Na Estrada

Esta rodovia segue costeando o rio Uruguai, está em bom estado de conservação e proporciona belas imagens.

A viagem pela ruta 2 é tão agradável que passei reto no trevo com a ruta 9, a qual leva até Aristóbulo del Valle, próxima cidade a ser visitada.

Após a chuva o frio chegou acompanhado pela neblina.

Ruta Provincial 2 - Misiones - Argentina | FredLee Na Estrada

Deixamos a ruta 2 e passamos a rodar pela ruta 103 que nos levou até a cidade de Oberá, lá voltamos a acessar a ruta nacional 14 e agora seguimos sentido norte, para voltar até Aristóbulo del Valle.

Parque Provincial Salto Encantado - Aristóbulo del Valle | FredLee Na Estrada

Aristóbulo del Valle – Misiones possui aproximadamente 38.000 habitantes e é a Capital de Saltos y Cascadas. Cruzamos a cidade e fomos direto ao Parque Provincial Salto Encantado.

Parque Provincial Salto Encantado

Local: Aristóbulo del Valle – Misiones – Argentina
Telefone: +54 03755 450-067
E-mail: consultas@saltoencantado.tur.ar
Site: www.saltoencantado.tur.ar
Funcionamento: Todos os dias das 9h00 às 18h00 (Alta temporada) / Todos os dias das 10h00 às 17h30 (Baixa temporada)
Ingresso: $ 20,00 residentes do Mercosul
Tempo médio de visitação: 2 horas

Parque Provincial Salto Encantado - Aristóbulo del Valle | FredLee Na Estrada

O parque conta com ótima estrutura. Estacionamento, restaurante, lojas de artesanato e artigos regionais, sanitários e diversas trilhas que levam a 4 cachoeiras, além do Salto Encantado.

Devido ao mau tempo apenas o Sendero Salto Encantado (Trilha Salto Encantado) estava aberto ao público.

Partimos para a caminhada.

Parque Provincial Salto Encantado - Aristóbulo del Valle | FredLee Na Estrada

Durante o trajeto (todo limpo e muito bem demarcado) existem diversos bancos e mirantes para curtir a beleza do local.

O Parque Provincial Salto Encantado está no Valle del Cuñá Pirú e a lenda conta que dois índios guaranis (Yate-í e Cabure-í) de tribos rivais se apaixonaram.

O romance entre os dois não era aprovado por seus pais e demais membros das tribos indígenas o que resultou em uma grande batalha.

Parque Provincial Salto Encantado - Aristóbulo del Valle | FredLee Na Estrada

Durante a luta a índia Yate-í chorou quando viu seu pai morrer, e suas lágrimas se tornavam pequenos fios de água quando tocavam o chão. Cabure-í a observou e correu para compartilhar sua dor.

Naquele momento centenas de flechas atingiram ambos e Tupá (Deus da Natureza) fez nascer um córrego das lágrimas caídas de Yate-í, com trovões e relâmpagos a Terra se abriu, formando então o salto. Em memória de seus filhos, as tribos nunca voltaram a lutar.

O Salto Encantado possui 64 metros de altura.

Rio Cuñá Pirú:

Pequena trilha para observar o Salto Encantado de outro ângulo:

Salto Encantado:

Parque Provincial Salto Encantado - Aristóbulo del Valle | FredLee Na Estrada

Após nos maravilhar com a beleza e encanto do Salto, voltamos a rodar pela ruta nacional 14, refazendo o trajeto, agora sentido sul, até a cidade de Oberá.