Depois de passar dois dias em União da Vitória – PR chegou o momento de pegar estrada novamente e rodar até El Soberbio – Misiones – Argentina, no segundo dia da Expedição 2017: El Palmar – Moconá.

Nos despedimos das Gêmeas do Iguaçu às 7h30 desta sexta-feira, com temperatura amena e muita neblina. Aos poucos a neblina se dissipou e deu lugar ao céu azul. Rodamos pela rodovia BR-153 (Transbrasiliana) até o Trevo do Horizonte, onde voltamos a viajar pela BR-280.

Pausa para foto na BR-280 com o Parque Eólico aos fundos (detalhe para o desnível entre o asfalto e o acostamento):

Rodovia BR-280 | FredLee Na Estrada

Passamos por este trecho da rodovia BR-280 no ano passado, durante a Expedição 2016: Missões – Cataratas, e o estado do asfalto continua o mesmo: buracos e muitas ondulações.

A segunda pausa foi para hidratação na Casa do Turista, local que já tem um adesivo do FredLee Na Estrada colado em sua entrada.

Casa do Turista - Palmas - PR | FredLee Na Estrada

Casa do Turista

Local: Rodovia PR-280 – Km 97 | Palmas – PR
Telefone: (46) 99911-2645

Casa do Turista - Palmas - PR | FredLee Na Estrada

Seguimos viagem pela bela região até chegar em Palmas – PR.

Palmas - PR | FredLee Na Estrada

Conforme as horas avançavam o calor aumentava.

Rodovia BR-280 | FredLee Na Estrada

Movimento bem tranquilo na BR-280.

O relógio marcava meio-dia quando chegamos em Barracão – PR, demos uma volta pelas ruas centrais da cidade e quando percebemos passamos ao lado do marco divisório: Argentina – Santa Catarina – Paraná.

Argentina - Dionísio Cerqueira - SC - Barracão - PR | FredLee Na Estrada

É bem curioso, pois ao cruzar a rua você atravessa do Paraná para Santa Catarina, ou ainda para a Argentina.

Almoçamos chuleta para nos despedir temporariamente do Brasil e antes de cruzar a fronteira fomos até uma Casa de Câmbio trocar reais por pesos argentinos. Chegamos para o câmbio as 12h45, mas tivemos que aguardar sob o escaldante sol até as 13h30 pela abertura do local :/

Sentados na calçada em frente a Casa de Câmbio fomos surpreendidos pelo proprietário da loja ao lado, trata-se de Gargamel (sim, é Gargamel, igual ao do desenho animado Os Smurfs), que nos deu as boas vindas e nos convidou a registrar nossa passagem em um livro de visitas e adesivar o vidro de sua loja (Gargamel Utilidades e Presentes).

Ele é membro do Moto Grupo Piratas da Fronteira e sua loja serve como um ponto de apoio aos motociclistas que estão pela região, muito legal!

Neste período a Casa de Câmbio abriu. Nos despedimos de Gargamel e, com os bolsos cheios de pesos argentinos, fizemos a aduana de ingresso ao país vizinho (trâmite rápido e tranquilo, bastou apresentar a carteira de identidade, documento da moto, carta verde e informar qual nosso destino).

Passamos a rodar oficialmente pela Argentina, tendo como porta de entrada a cidade de Bernardo de Irigoyen – Misiones.

Bernardo de Irigoyen - Misiones - Argentina | FredLee Na Estrada

Optamos em rodar pela ruta nacional 14 e alguns quilômetros após Bernardo de Irigoyen a estrada está em obras, rodamos alguns trechos pelo acostamento, outros por um asfalto novo sem pintura, até que o pavimento acabou.

Ruta Nacional 14 - Argentina | FredLee Na Estrada

Foram poucos quilômetros de estrada de terra, até que o asfalto voltou a surgir. Seguimos até San Pedro, a Capital Nacional da Araucária.

San Pedro - Misiones - Argentina | FredLee Na Estrada

Como o dia estava muito quente, evitamos fazer pausas para fotos e continuamos rodando. Em San Vicente deixamos a ruta 14 e passamos a rodar pela ruta 13.

Logo chegamos ao destino do dia: El Soberbio – Misiones – Argentina.

El Soberbio - Misiones - Argentina | FredLee Na Estrada

Nos acomodamos em um hotel no centro da cidade e a janta na primeira noite de Argentina foi bife de chorizo al vino tinto y papas fritas no Restaurante Don Enrique.

Bife de chorizo al vino tinto y papas fritas no Restaurante Don Enrique - Argentina

A sobremesa não poderia ser outra: alfajor, já no Hotel Mauro.