Neste sábado rodamos até União da Vitória – PR para dar um abraço e matar as saudades de nossas mamães :) o trajeto de ida foi aquele pelo qual já rodamos diversas vezes.

Trajeto entre Florianópolis - Santa Catarina - Brasil e União da Vitória - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

De Florianópolis seguimos pela rodovia BR-101 sentido norte até Joinville, onde acessamos a SC-418 e nela raspamos as pedaleiras da Formosa na Serra da Princesa Dona Francisca, rodamos pela estrada estadual até o entroncamento com a BR-280, já no município de São Bento do Sul, e avançamos pela rodovia federal até as cidades “Gêmeas do Iguaçu”, Porto União – SC e União da Vitória – PR.

Monumento Centenário de União da Vitória | União da Vitória - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

O domingo amanheceu ensolarado e com temperatura amena, buscando outro trajeto para retornar à Ilha da Magia optamos por partir de União da Vitória pela rodovia BR-476.

União da Vitória - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

A rodovia federal BR-476 tem início no Vale do Ribeira, na divisa de São Paulo com o Paraná, e termina justamente em União da Vitória, possuindo ao todo cerca de 360 quilômetros de extensão.

O trecho de 85km entre União da Vitória e São Mateus do Sul é de pista simples e está em estado regular de conservação, apresentando muitas ondulações, alguns buracos grandes e vários trilhos formados pelos caminhões e carretas, que predominam neste trajeto.

Rodovia BR-476 | FredLee Na Estrada

O que requer atenção redobrada, em especial para quem viaja de moto.

Praça do Rio Iguaçu | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Em aproximadamente 1 hora vencemos os 85 quilômetros e chegamos em São Mateus do Sul, onde fizemos a primeira parada no município, ao lado da Praça do Rio Iguaçu.

A praça, que fica às margens do Rio Iguaçu, é bem arborizada, dispõem de vários quiosques com churrasqueiras e pias, bancos na sombra e uma lanchonete.

Dela é possível avistar a ponte da rodovia BR-476 e em seu centro está o Vapor Pery, o qual foi lançado às águas do Rio Iguaçu em 1912.

Vapor Pery - Praça do Rio Iguaçu | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Paróquia de São Mateus | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Da praça seguimos ao centro da cidade e paramos em frente à Paróquia de São Mateus, fundada em 1926.

Ao lado da igreja, que infelizmente estava fechada, tem uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Praça da Conceição | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Casa da Memória Padre Bauer - Praça da Conceição | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

São Mateus do Sul está a 140km da capital paranaense e abriga nos dias atuais cerca de 42.000 habitantes, dos quais a maior parte é composta por descendentes de imigrantes poloneses do século XIX.

Monumento da imigração polonesa no Brasil - Praça da Conceição | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Nas proximidades da igreja matriz fica a Praça da Conceição, onde está a Casa da Memória Padre Bauer, inaugurada em 1995, e um monumento de 1990 em homenagem à visita da delegação polonesa ao município em comemoração aos 130 anos da imigração polonesa no Brasil.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

De frente para a praça fica a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a poucos metros dali a prefeitura municipal.

Reservatório de Água da Sanepar | São Mateus do Sul - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Antes de nos despedir do centro de São Mateus do Sul fizemos uma foto em frente ao curioso reservatório de água da Sanepar, construído em 1967 em formato de cuia de chimarrão.

Rodovia PR-151 | FredLee Na Estrada

O fato do reservatório ter o formato de uma cuia de chimarrão não é à toa, haja visto que o município, que conta com uma usina de xisto da Petrobras, é tido como um dos maiores produtores brasileiros de erva-mate.

Após nossa breve passagem pela área central de São Mateus do Sul partimos da cidade pela estreita rodovia PR-151.

Rodovia BR-277 | FredLee Na Estrada

Com baixo fluxo de veículos, temperatura amena e céu azul logo chegamos em Palmeira, onde nos despedimos da rodovia estadual e passamos a rodar pela bela BR-277.

E foi justamente na BR-277, também conhecida como “Grande Estrada”, que a Formosa completou seus primeiros 30.000 quilômetros rodados, cercada por uma paisagem sensacional.

A BR-277 é uma importante via paranaense, foi inaugurada em 1969 e liga o Porto de Paranaguá à Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, através de um percurso com aproximadamente 730km de extensão.

Em instantes estávamos rodando pela área central da capital paranaense, Curitiba.

E lá nos despedimos da BR-277 e passamos a rodar pela BR-376.

Assim que descemos a Serra da Santa cruzamos o limite entre o Paraná e Santa Catarina e seguimos viagem pela mesma estrada, que no estado catarinense passa a se chamar BR-101.

Rodovia BR-277 | FredLee Na Estrada

Curitiba - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Parque Barigui | Curitiba - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

No entardecer do domingo, após percorrer cerca de 1.100km dentro de 36 horas, chegamos na Ilha da Magia.

Fonte de Jerusalém | Curitiba - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Paróquia Sant'Ana | Curitiba - Paraná - Brasil | FredLee Na Estrada

Trajeto percorrido no domingo:

Trajeto entre União da Vitória - Paraná - Brasil e Florianópolis - Santa Catarina - Brasil | FredLee Na Estrada