Após rodar 26.350km com a Harley-Davidson Heritage Softail Classic chegou o momento de trocar o pneu traseiro Dunlop D402 faixa branca, original de fábrica, por um calçado novo.

Troca do pneu traseiro da Harley-Davidson Heritage Softail Classic

O Dunlop é um ótimo pneu e nos transmitiu muita segurança e estabilidade durante todos esses quilômetros.

Em nosso ponto de vista sua vida útil foi bem longa e superou nossas expectativas em atingir o indicador TWI*, presente em sua banda de rodagem.

Troca do pneu traseiro da Harley-Davidson Heritage Softail Classic

*O indicador TWI (Tread Wear Indicator) é uma pequena elevação de borracha presente nos sulcos do pneu, sinalizada com a sigla TWI, ou com o desenho de um triângulo. No momento em que o desgaste dos sulcos atingir esta marcação, está na hora de trocar o pneu.

O Dunlop ficou “quadrado”, devido ao maior uso em estradas asfaltadas e retas (em especial a rodovia BR-101). Detalhe para os sulcos ainda profundos em suas laterais:

Pneu traseiro Dunlop da Harley-Davidson Heritage Softail Classic

Não localizamos o mesmo modelo à venda no Brasil, então optamos pelo pneu faixa branca Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Rear, o qual é recomendado em diversos blogs e fóruns de motociclistas.

Pneu traseiro Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Rear na Harley-Davidson Heritage Softail Classic

O Metzeler é um pneu de composto mais macio que o Dunlop, visando melhorar a aderência ao solo, por consequência, sua vida útil tende a ser um pouco menor, assim como seu preço.

Seu traçado é bem diferente do Dunlop:

Pneu traseiro Metzeler ME888 Marathon Ultra 150-80-16 TL 77H Rear na Harley-Davidson Heritage Softail Classic

*No final de semana fizemos um pequeno passeio até Imaruí – SC, onde pudemos tirar a cera do Metzeler e constatar sua maciez e aderência.

**O pneu dianteiro foi trocado na revisão dos 32.000km. Clique aqui para ler o relato.