Iniciamos a seção de passeios de 2017 rodando até o sul catarinense, para visitar a cidade de Tubarão.

Trajeto de Florianópolis - SC à Tubarão - SC

Como é de costume durante o verão, enfrentamos um fluxo intenso de veículos por todo o percurso de aproximadamente 140km.

Assim que chegamos na cidade paramos a moto em frente à praça Sete de Setembro.

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC

Tubarão tem cerca de 100.000 habitantes. A localidade era ponto de parada para os tropeiros que desciam da região serrana com mulas carregadas de queijo, charque e outros produtos.

A carga era cambiada por sal, peixe seco, farinhas e tecidos transportados pelos navios que atracavam no porto de Laguna, completando assim a rota Lages – Laguna.

Monumento à Bíblia:

Monumento à Bíblia | Tubarão - SC

Monumento à Bíblia | Tubarão - SC

Em frente ao monumento fica o Museu Willy Zumblick, o qual homenageia o pintor tubaronense de mesmo nome. Infelizmente, o local estava fechado.

Museu Willy Zumblick | Tubarão - SC

Museu Willy Zumblick | Tubarão - SC

Pista de skate na praça Sete de Setembro:

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC

Praça Sete de Setembro:

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC

Hospital Nossa Senhora da Conceição:

Hospital Nossa Senhora da Conceição | Tubarão - SC

Em 1870 o território foi desmembrado de Laguna e assim criou-se o município de Tubarão.

Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade.

Prefeitura municipal de Tubarão – SC:

Prefeitura municipal de Tubarão - SC

Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Catedral Diocesana de Tubarão:

Paróquia Nossa Senhora da Piedade | Catedral Diocesana de Tubarão - SC

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Local: Rua Senador Richard, 110 | Centro | Tubarão – SC
Telefone: (48) 3622-1631
E-mail: catedral@catedraldetubarao.com.br
Site: www.catedraldetubarao.com.br
Missas: Segunda a sábado 19h00 | Domingo às 07h00, 09h00, 18h00 e 19h30

Paróquia Nossa Senhora da Piedade | Catedral Diocesana de Tubarão - SC

A igreja foi erguida em 1974 e diante dela fica a Torre da Gratidão, construída para lembrar os donativos que a cidade recebeu de todas as partes na enchente ocorrida no mesmo ano.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade | Catedral Diocesana de Tubarão - SC

Paróquia Nossa Senhora da Piedade | Catedral Diocesana de Tubarão - SC

Paróquia Nossa Senhora da Piedade | Catedral Diocesana de Tubarão - SC

Paróquia Nossa Senhora da Piedade | Catedral Diocesana de Tubarão - SC

Seguimos a caminhada pelas ruas centrais da cidade.

Edifício Dom Joaquim:

Edifício Dom Joaquim | Tubarão - SC

Edifício Dom Joaquim | Tubarão - SC

Casa da Cidade “Humberto Rohde”:

Casa da Cidade "Humberto Rohde" | Tubarão - SC

Casa da Cidade “Humberto Rohde”

Local: Avenida Marcolino Martins Cabral, 115 | Centro | Tubarão – SC

Casa da Cidade "Humberto Rohde" | Tubarão - SC

Instalado num palacete neoclássico construído no ano de 1897, serviu como residência e sediou a prefeitura e outros órgãos públicos.

Casa da Cidade "Humberto Rohde" | Tubarão - SC

No dia 4 de outubro de 1930, o local foi testemunha do movimento revolucionário em apoio a Getúlio Vargas, que tomou o controle político de Tubarão, sendo instalada no palacete a sede do Governo Provisório do Sul de Santa Catarina, ao qual destituiu os prefeitos municipais de toda a região.

Casa da Cidade "Humberto Rohde" | Tubarão - SC

O nome “Huberto Rohden” foi dado em 1984, em homenagem ao filósofo nascido em São Ludgero, localidade que pertencia a Tubarão.

Casa da Cidade "Humberto Rohde" | Tubarão - SC

Regressamos então à praça Sete de Setembro.

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC

A casinha de madeira no centro da foto abaixo é uma biblioteca comunitária.

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC

Praça Sete de Setembro | Tubarão - SC

A temperatura estava alta, então subimos na Harley-Davidson Heritage e seguimos até o Farol Shopping, em busca de ar condicionado e almoço.

No estacionamento do shopping colocaram uma corrente prendendo o pneu traseiro da moto em uma barra fixada ao chão, achamos curioso:

Farol Shopping | Tubarão - SC

Barriga cheia, prontos para encarar o sol novamente.

Harley-Davidson Heritage

Fomos direto ao Museu Ferroviário, onde havíamos agendado uma visita às 13h00.

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão

Local: Avenida Pedro Zapellini, 2.200 | Oficina | Tubarão – SC
Telefone: (48) 3632-3450
E-mail: museuferroviariotubaraosc@hotmail.com
Site: www.museuferroviario-sc.webnode.com.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 | Finais de semana sob agendamento
Ingresso: R$ 5,00 segunda a sexta | R$ 10,00 finais de semana
Tempo médio de visitação: 2 horas

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

No local fomos recepcionados pela simpática Lorilza Oliveira, diretora do museu, que nos acompanhou durante toda a visita, contando a história do local e todo o seu rico acervo.

É um dos poucos museus do gênero no Brasil e único em Santa Catarina. Preserva a memória da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, expondo exemplares de locomotivas a vapor e vagões vindos da Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e da antiga Tchecoslováquia, no período de 1912 a 1956, além de utensílios, documentos, esculturas e fotos da história da ferrovia na região.

Um fato interessante é que grande parte das locomotivas permanecem em funcionamento e eventualmente o museu promove passeios turísticos.

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 5, fabricada na Alemanha pela Jungenthal em 1954:

Locomotiva 5 - 1954 - Jungenthal | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 5 - 1954 - Jungenthal | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 5 - 1954 - Jungenthal | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 5 - 1954 - Jungenthal | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva Litorina:

Locomotiva Litorina | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Caixa d’água original, vinda de Londres em 1882:

Caixa d’água vinda de Londres em 1882 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva de 1900, aguardando para ser restaurada:

Locomotiva de 1900 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva de 1900 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Na imagem abaixo, do lado esquerdo está um carvão mineral em seu estado bruto, e no lado direito um carvão mineral após a queima em uma locomotiva a vapor:

Carvão mineral | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

FredLee e um carvão mineral após ser queimado pela locomotiva:

Carvão mineral | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Além de abrigar o museu, o local é também uma oficina de locomotivas, mantendo diversas peças de reposição, e moldes para fabricação dos mais variados itens que compõem os trens.

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Torno de 1928, fabricado na Inglaterra, o qual segue em funcionamento:

Torno de 1928 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 53, de 1920, fabricada pela The Baldwin Locomotive Works da Filadélfia – Estados Unidos.

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

A Baldwin foi a maior fabricante de locomotivas a vapor do mundo.

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Esta locomotiva nos lembrou a Maria Fumaça 310 que fica em exposição na Estação Ferroviária União, divisa entre União da Vitória – PR e Porto União – SC. Clique aqui para ler o relato de quando a visitamos.

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Uma verdadeira obra de arte:

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Explorando a cabine da locomotiva 53:

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 53 - 1920 - The Baldwin Locomotive Works | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim, fabricação alemã:

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim de 1919:

Locomotiva Heinrich Lanz Mannheim - 1919 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 6, fabricada na Alemanha pela J. A. Maffei:

Locomotiva 6 - J. A. Maffei | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 6 - J. A. Maffei | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 2, fabricada na Inglaterra pela Manning Wardle em 1916:

Locomotiva 2 - 1916 - Manning Wardle | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 2 - 1916 - Manning Wardle | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Esta locomotiva foi utilizada na Primeira Guerra Mundial.

Locomotiva 2 - 1916 - Manning Wardle | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 2 - 1916 - Manning Wardle | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Luxuoso vagão construído em 1944 na cidade de Santa Maria – RS. A estrutura, chamada de “Vagão Administração”, levava engenheiros que atuavam na inspeção das linhas férreas e é composto com sala de visitas, sala de reuniões, quartos, banheiro com banheira e cozinha.

Vagão Administração - 1944 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Trilheira, máquina utilizada na construção dos trilhos:

Trilheira | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva a vapor 208 (Santa Fé), fabricada na Tchecoslováquia em 1949:

Locomotiva 208 (Santa Fé) - 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 208 (Santa Fé) - 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Esta locomotiva pertenceu inicialmente à Argentina, e posteriormente passou a operar no Brasil.

Locomotiva 208 (Santa Fé) - 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 208 (Santa Fé) - 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 208 (Santa Fé) - 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 7, fabricada em 1912 pela Henschel & Sohn em Kassel – Alemanha:

Locomotiva 7 - 1912 - Henschel & Sohn | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Um fato curioso desta locomotiva é a presença da porta na cabine. Isso se dá pelo fato dela ter sido utilizada na linha Tubarão – Imbituba, passando pela ponte Cabeçuda em Laguna – SC.

Locomotiva 7 - 1912 - Henschel & Sohn | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 7 - 1912 - Henschel & Sohn | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 10, fabricada pela Baldwin em 1920:

Locomotiva 10 - 1920 - Baldwin | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 10 - 1920 - Baldwin | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Trator de esteira fabricado no Texas – EUA em 1945:

Trator de esteira - 1945 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Trator de esteira - 1945 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Mesa de testes de freios:

Mesa de testes de freios | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 300, fabricada nos Estados Unidos, capaz de puxar cerca de 80 vagões:

Locomotiva 300 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Esta locomotiva é tão grande e alta que os operadores precisavam ter no mínimo 180cm de altura, para conseguir descer e subir na máquina em movimento sem maiores problemas.

Locomotiva 300 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 300 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 300 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Detalhe da cabine:

Locomotiva 300 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 300 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 9, fabricada pela Baldwin em 1922:

Locomotiva 9 - 1922 - Baldwin | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 9 - 1922 - Baldwin | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 9 - 1922 - Baldwin | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 153, fabricada em 1941 pela American Locomotive Company:

Locomotiva 153 - 1941 - American Locomotive Company | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 153 - 1941 - American Locomotive Company | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Escultura representando o ferroviário e seu filho:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 205, Santa Fé de 1949:

Locomotiva 205 (Santa Fé) - 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 205 (Santa Fé) - 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 205 (Santa Fé) - 1949 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 100, de 1919, aguardando para ser restaurada:

Locomotiva 100 - 1919 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 100 - 1919 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Locomotiva 100 - 1919 | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Outra locomotiva a espera do processo de restauração:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Após nos encantar com as locomotivas, fomos conhecer outras peças e materiais utilizados na época.

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Cofre protegido por duas combinações e duas chaves diferentes:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

A peça da imagem abaixo pertenceu a Dom Pedro II:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Placa de diversas locomotivas a vapor que transitaram pela região:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Miniatura de locomotiva a vapor exposta na pinacoteca:

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Após o belo passeio pelo Museu Ferroviário de Tubarão, FredLee descansou na cadeira que era de Dom Pedro II:

Cadeira de Dom Pedro II | Museu Ferroviário de Tubarão - SC

Vestimos as jaquetas, colocamos os capacetes e retornamos à capital catarinense, após esta viagem que nos proporcionou uma verdadeira volta no tempo.

Vídeo de nossa visita ao Museu Ferroviário de Tubarão: