A Harley-Davidson Heritage Softail Classic sai de fábrica com vários itens de série, os quais em outros modelos da marca são acessórios opcionais, como o windshield (para-brisa, ou, bolha), sissy-bar (encosto para garupa), plataforma para o piloto e os saddlebags (alforges) de couro.

Logo que adquirimos a Heritage providenciamos a instalação do protetor de motor (mata cachorro) e a moto já saiu da concessionária com este visual:

Harley-Davidson Heritage Softail Classic

O segundo acessório instalado na moto foi a plataforma traseira, visando maior conforto e segurança para a Sayo durante nossas viagens. Na sequência colocamos travas nos alforges e providenciamos a confecção de bolsas no formato dos alforges, para facilitar e agilizar o processo de colocação das bagagens.

Seguindo nossa lista de acessórios, a peça da vez era o bagageiro (grelha), o qual possibilita transportar mais carga, ótimo para longas viagens.

Na semana passada finalmente compramos a tão desejada peça. A Harley-Davidson disponibiliza um catálogo com diversos modelos de bagageiros, optamos pelo último modelo da foto abaixo, Part Number53718-04.

Bagageiro (grelha) na Harley-Davidson Heritage Softail Classic

Imagem: Harley-Davidson

Na sexta-feira instalamos o bagageiro na moto. A instalação é simples e fácil.

Bagageiro (grelha) na Harley-Davidson Heritage Softail Classic

Além de deixar a moto mais elegante, agora podemos transportar até 4,5kg de carga extra no bagageiro.

Bagageiro (grelha) na Harley-Davidson Heritage Softail Classic

 Que venham novas longas viagens!

EDITADO NO DIA 22/05/2017

Este é um dos posts com maior quantidade de acessos, e também um dos responsáveis pela maioria dos e-mails que recebemos através do site, por este motivo decidimos editar a postagem original e acrescentar estas informações.

Alguns dias antes de comprar o bagageiro resolvemos deitar a placa por acharmos que a estética da moto ficaria melhor. Retiramos a placa do suporte original, o qual é composto por duas partes, sendo uma na posição horizontal e a outra, a qual removemos, na posição vertical.

Bagageiro (grelha) na Harley-Davidson Heritage Softail Classic

Com uma única peça do suporte original (a parte da posição vertical, a qual prende a placa com dois parafusos) recolocamos a placa e, com as mãos, inclinamos a placa juntamente com o suporte, deixando ela deitada.

Fizemos a instalação do bagageiro e rodamos alguns meses com a moto desta forma (bagageiro + placa deitada), porém, percebemos que o bagageiro dificultava a leitura da placa, principalmente quando estava carregado com alguma mochila, e a lanterna traseira não iluminava a placa, por ela estar inclinada.

Bagageiro (grelha) na Harley-Davidson Heritage Softail Classic

Essas duas situações nos incomodavam, além de serem irregulares, podendo gerar multas. Optamos então por voltar a placa à posição original (em pé), mas, o modelo de placa do Brasil é muito grande, e retornando o suporte à posição original, a placa ficaria deitada ao contrário, pois pegaria no bagageiro.

A solução foi substituir os dois parafusos originais que prendem a placa ao suporte por dois parafusos mais compridos, fazendo com que a placa ficasse reta e combinasse com a ponta da grelha.

Bagageiro (grelha) na Harley-Davidson Heritage Softail Classic

Preenchemos o espaço do parafuso entre a placa e o suporte com três porcas, mas também é possível colocar uma bucha ali. Ah, os parafusos e porcas que colocamos são de inox, o que evita oxidação.

Vídeo detalhando como está a moto atualmente: