Deixamos o Hotel Fazenda Pampas, na cidade de Canela – RS, debaixo de uma forte chuva. No trajeto até o posto de combustível chegou a cair granizo, e no momento em que estacionamos a Harley-Davidson Heritage para abastecer, a chuva parou.

Como a previsão indicava fortes chuvas durante todo o dia, guardamos a máquina fotográfica no alforge e vestimos as capas de chuva.

Gramado - RS

Seguimos para Nova Petrópolis – RS com o tempo instável, em determinados momentos chuva, outros garoa, e assim que entramos no município uma incrível névoa encobria tudo, limitando a visão a aproximadamente 10 metros à frente.

Atravessamos o centro de Nova Petrópolis com esta forte neblina e entramos na BR-116 sentido Caxias do Sul. Após rodar alguns quilômetros a névoa ficou menos densa e a visibilidade foi aumentando, mas continuamos com ela até Caxias do Sul, quando o tempo abriu, o asfalto estava seco e o sol nos deu as boas vindas.

Em Caxias do Sul pegamos a RS-122 e rodamos até Flores da Cunha – RS, onde paramos para esticar as pernas e nos hidratar.

Flores da Cunha - RS

Ali encontramos este cachorrinho, que veio pedir carinho e carona. Como os alforges estavam lotados, ele ficou por ali mesmo.

Flores da Cunha - RS

Com o tempo seco, sacamos a máquina fotográfica do alforge e entramos no Roteiro Turístico Vales da Serra, em direção a Antônio Prado – RS.

Roteiro Turístico Vales da Serra

A RS-122 é muito bonita e o trajeto entre Flores da Cunha e Antônio Prado é pedagiado, por consequência, o asfalto é bom.

RS-122 - Flores da Cunha - RS

Parrerais são comuns nesta região:

Flores da Cunha - RS

Divisa entre os municípios:

RS-122 - Flores da Cunha - RS

Passando pela ponte Valdomiro Bocchese, também conhecida como ponte dos Suspiros, já em Antônio Prado.

Ponte Valdomiro Bocchese - Antônio Prado - RS

Inaugurada em 1968, a ponte fica sobre o rio das Antas.

Ponte Valdomiro Bocchese - Antônio Prado - RS

A ponte tem 300 metros de comprimento e 55 metros de altura.

Ponte Valdomiro Bocchese - Antônio Prado - RS

Placa de boas vindas em Antônio Prado:

RS-122 - Antônio Prado - RS

Vista do rio das Antas:

Rio das Antas - Antônio Prado - RS

Restaurante e Armazém Nostra Cantina:

Restaurante e Armazém Nostra Cantina - Antônio Prado - RS

Nossa ideia era visitar e pernoitar em Antônio Prado, porém, como as previsões indicavam chuva forte para esta quinta e sexta-feira, decidimos aproveitar o tempo firme e seguir viagem.

Optamos rodar o máximo que conseguíssemos nesta quinta-feira, para diminuir a distância até Erechim, onde vamos passar o final de semana, e evitar rodar uma distância muito longa com chuva.

Assim, passamos por Antônio Prado e seguimos pela RS-122 sentido Vacaria.

RS-122 - Antônio Prado - RS

O trecho da RS-122 entre Antônio Prado e Vacaria não é pedagiado, e o asfalto é bastante precário, apresentando buracos grandes, ondulações e defeitos, mas, a paisagem ao redor é muito bonita.

Ipê - RS

Ipê - RS

Ipê - RS

Ultrapassando dois gaviões:

Ipê - RS

Pequena igreja na beira da estrada:

Ipê - RS

Mesmo com muito calor, em especial pela capa de chuva, a viagem seguia tranquila, com estes belos cenários ao nosso redor:

Ipê - RS

Ipê - RS

Entroncamento com a BR-116:

BR-116

Chegando em Vacaria – RS:

BR-116 - Vacaria - RS

BR-116 - Vacaria - RS

Com sol e tempo firme, decidimos abastecer, almoçar fazer um lanche, tirar as capas de chuva e seguir viagem até Lagoa Vermelha – RS.

Vacaria - RS

FredLee deixou sua marca no posto GTM de Vacaria:

Vacaria - RS

Saímos de Vacaria e rodamos cerca de 10km pela BR-285 quando nos vimos cercados por nuvens negras, raios e uma forte chuva no horizonte. Paramos a moto, vestimos as capas de chuva, guardamos a máquina fotográfica e voltamos a rodar.

A chuva acabou caindo quando chegávamos no Hotel Alto da Lagoa, em Lagoa Vermelha – RS. Descarregamos as bagagens, tomamos mais um banho (desta vez quente) e fomos jantar no restaurante anexo ao hotel, ali, colamos mais um adesivo da Expedição 2015: Missões – Yucumã.

Hotel Alto da Lagoa - Lagoa Vermelha - RS

Hotel Alto da Lagoa

Local: Rodovia BR-285, 4.597 | Lagoa Vermelha – RS
Telefone: (54) 3358-8411

Trajeto percorrido:

Rota: Canela - RS a Lagoa Vermelha - RS