Deixamos a cidade de Canela – RS debaixo de uma forte chuva. No trajeto até o posto de combustível chegou a cair granizo, e no momento em que estacionamos a Formosa para abastecer, a chuva parou.

Como a previsão indicava fortes chuvas durante todo o dia, guardamos a máquina fotográfica no alforge e vestimos as capas de chuva.

Avenida das Hortênsias | Gramado - RS | FredLee Na Estrada

Seguimos para Nova Petrópolis – RS com o tempo instável, em determinados momentos chuva, outros garoa, e assim que entramos na cidade uma incrível névoa encobria tudo, limitando a visão a aproximadamente 10 metros a frente.

Atravessamos o centro de Nova Petrópolis com esta forte neblina e entramos na BR-116 sentido Caxias do Sul. Após rodar alguns quilômetros a névoa ficou menos densa e a visibilidade foi aumentando, mas continuamos com ela até Caxias do Sul, quando o tempo abriu, o asfalto estava seco e o sol nos deu as boas vindas.

Em Caxias do Sul pegamos a RS-122 e rodamos até Flores da Cunha – RS, onde paramos para esticar as pernas e nos hidratar.

Pórtico de Flores da Cunha - RS | FredLee Na Estrada

Ali encontramos este cachorrinho, que veio pedir carinho.

Flores da Cunha - RS | FredLee Na Estrada

Com o tempo seco, sacamos a máquina fotográfica do alforge e entramos no Roteiro Turístico Vales da Serra, em direção a Antônio Prado – RS.

Rodovia RS-122 | FredLee Na Estrada

A RS-122 é muito bonita e o trajeto entre Flores da Cunha e Antônio Prado é pedagiado, por consequência, o asfalto é bom.

Parreirais são comuns nesta região.

Divisa entre os municípios de Flores da Cunha e Antônio Prado:

Rodovia RS-122 | FredLee Na Estrada

Passamos pela Ponte Valdomiro Bocchese, também conhecida como Ponte dos Suspiros.

Inaugurada em 1968, a ponte fica sobre o Rio das Antas.

A ponte tem 300 metros de comprimento e 55 metros de altura.

Placa de boas vindas em Antônio Prado:

Vale do Rio das Antas:

Nossa ideia era visitar e pernoitar em Antônio Prado, porém, como as previsões indicavam chuva forte para esta quinta e sexta-feira, decidimos aproveitar o tempo firme e seguir viagem.

Rodovia RS-122 | FredLee Na Estrada

Optamos por rodar o máximo que conseguíssemos nesta quinta-feira, para diminuir a distância até Erechim, onde vamos passar o fim de semana, e evitar rodar uma distância muito longa com chuva.

Assim, passamos por Antônio Prado e seguimos pela RS-122 sentido Vacaria.

O trecho da RS-122 entre Antônio Prado e Vacaria não é pedagiado, e o asfalto é bastante precário, apresentando buracos grandes, ondulações e defeitos, mas, a paisagem ao redor é muito bonita.

Ultrapassando dois gaviões:

Pequena igreja na beira da estrada:

Mesmo com muito calor, em especial pela capa de chuva, a viagem seguia tranquila.

Rodovia RS-122 | FredLee Na Estrada

E logo chegamos no entroncamento da rodovia RS-122 com a BR-116.

Rodovia BR-116 | FredLee Na Estrada

Com sol e tempo firme decidimos parar em um posto em Vacaria para abastecer, almoçar fazer um lanche, tirar as capas de chuva e seguir viagem até Lagoa Vermelha – RS.

Posto GTM | Vacaria - RS | FredLee Na Estrada

FredLee deixou sua marca no posto de Vacaria:

Partimos de Vacaria e rodamos cerca de 10km pela BR-285 quando nos vimos cercados por nuvens negras, raios e uma forte chuva no horizonte. Paramos a moto, vestimos as capas de chuva, guardamos a máquina fotográfica e voltamos a rodar.

A chuva acabou caindo quando chegávamos no hotel em Lagoa Vermelha – RS. Descarregamos as bagagens, tomamos mais um banho (desta vez quente) e fomos jantar no restaurante anexo ao hotel.